quarta-feira, 17 de março de 2010

Mais um abuso contra o/a Adolescente.

O GAM, entidade comprometida com a promoção dos direitos de adolescentes e jovens, repudia a ação criminalizadora que vem sendo protagonizada por shoppings da cidade de São José dos Campos e que ganhou reforço com a exibição de uma matéria pela emissora local de TV, a Rede Vanguarda, que, em sua reportagem, tendeu a consolidar que a ação de impedir a entrada ou a circulação de adolescentes nos shoppings era correta. A justificativa partia do ponto de que esses/as adolescentes estavam fazendo uso de drogas lícitas dentro deste estabelecimento ou mesmo que eles/as usavam do local para resolverem rinchas entre grupos. Será que ao impedirmos estes/as adolescentes de circularem pelos shoppings da cidade fará com que parem de fumar cigarros ou ingerir bebidas alcoólicas? Ou buscarão outros lugares para se refugiarem como se fossem criminosos/as impedidos de freqüentar locais de convívio social? A segunda opção seria a mais provável, e discriminar e ao mesmo tempo criminalizar nossos jovens não é nem de longe a solução. A que ponto chegamos? Depois de tanto luta para concretização do ECA e também dos Direitos Humanos, não podemos permitir este retrocesso, quando ainda temos uma enorme caminhada em relação a assistência dos direitos fundamentais ao desenvolvimento destes/as adolescentes.

Assistam a Reportagem no link abaixo:
http://www.vnews.com.br/video.php?id=5223

Veja também a opinião e o texto escrito por Rodrigo Fernandez, advogado, que defende direitos dos adolescentes:

Vamos passear no Shopping

"Um tema, não recente, volta à tona nos últimos dias, o direito de acesso a espaços privados, abertos ao público, por adolescentes. Uma questão que pode ser observada pela perspectiva jurídica, direito de ir e vir de um lado, direito de propriedade de outro, mas mesmo tendo formação jurídica, prefiro a discussão por outro foco, até porque leis não são regras rígidas, se transformam/adéquam a realidade humana, sempre buscando o bem comum, ou na democracia, o da maioria. Lembro de quando adolescente, nunca gostei de shopping ou lugar lotado, mas isso não me impediu de freqüentá-los, aonde por descuido descobri o cinema, a livraria, e a pesquisa pelo menor preço, entre ver os amigos e se divertir. Se muitos extrapolam a liberdade experimentada, bebem, fumam, fazem baderna, isso dar-se-á não por liberdade, mas por infração das normas já existem, as quais são desrespeitadas primeiro pelos que vendem as mercadorias, não por quem é protegido pela lei, em razão de sua tenra idade. Proibir o acesso de adolescentes a lugares públicos, e dentre eles os shoppings, é um retrocesso do Estado, que ao invés de fazer valer suas políticas juvenis, assume seu fracasso, e que para não perder os anéis, prefere amputar os dedos."
(Rodrigo Vicente Fernandez, 15-03-2010)

E vocês o que pensam sobre o assunto? Deixe seu comentário.

Dia Internacional das Mulheres

No ano de 1910 durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca ficou decidido que o 08 de Março passaria a ser O Dia Internacional da Mulher em homenagem as Mulheres que morreram na fábrica em 1857 por reivindicarem seus direitos trabalhistas, mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU - Organização das Nações Unidas.

O GAM em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids de São José dos Campos, Koinonia e S.O.S Mulher montaram um stand em frente ao COI - Centro de Operações Integradas para abordar Mulheres e homens que passavam pelo local. O intuito do trabalho era disponibilizar materiais educativos sobre prevenção das DST/Aids, disponibilização de preservativos e também promover uma reflexão sobre a lei Maria da penha e a violência contra a Mulher.


O stand funcionou das 08:00 as 16:30 e abordou um total de 2.340 cidadãos, é importante ressaltar que as Mulheres participaram de forma bem intensa, afinal o trabalho realizado era especialmente para elas, mas vale frisar também que os homens marcaram forte presença e esse fato é muito importante, pois a luta das Mulheres por melhores condições é também uma luta dos homens.

As ações em homenagem as mulheres continuou a noite na UNIVAP campus Castejón (centro), a mesa redonda sobre o Dia Internacional da Mulher aconteceu com a participação de 04 mulheres, que trouxeram a experiência da sua prática profissional para os alunos/as do curso de Serviço Social. O GAM em parceria com a coordenação do curso de Serviço Social organizou o evento com o intenção de promover a reflexão dos alunos e alunas sobre a luta das Mulheres, os futuros e as futuras profissionais do serviço social tem o papel fundamental na contribuição da transformação social. É dever da categoria promover o empoderamento das Mulheres, independente da sua classe social, etnia e religião.

Os temas abordados foram:

*A violência contra a Mulher;

*A Mulher e a desigualdade no mercado de trabalho;

*As vulnerabilidades das Mulheres frente à infecção as DST/HIV/AIDS;

*A luta das mulheres na ocupação dos espaços públicos de políticas publica e movimentos sociais.

Aproveito o espaço para agradecer a Dra. Fátima Ribeiro, a Assistente Social Ester Leite, a Psicóloga Edilamar Prince e a Professora e Vereadora Ana Paula da cidade de Caçapava. Os conteúdos compartilhados por elas são de grande valia na formação técnica do Assistente Social. Agradeço também os leitores e leitoras do blog, semana que vem a gente volta trazendo informações do trabalho que o GAM está fazendo na escola Pedro Mascarenhas com os alunos do ensino médio.

Abraços a todos e todas!