sexta-feira, 20 de março de 2009

Um outro MUNDO é possível!

O FSM - Fórum Social Mundial 2009 foi realizado em Belém do Pará, norte do país, de 27 de Janeiro a 1º de Fevereiro de 2009. Teve participação de mais de 100.000 pessoas, 2.400 atividades inscritas por 5.176 delegações de mais de 160 países.
_
O FSM acontece desde 2001 (primeira edição em Porto Alegre) e configura-se como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Surgiu a partir da açiança de movimentos sociais que representou em forma de luta e resistência ao Fórum Econômico Mundial de Davos, evento visto por esses movimentos como um espaço em que são construídos as teorias e práticas de dominação do mundo pelo capital, dentro dos parâmetros do neoliberalismo.
_
O FSM propôe-se a facilitar a articulação de entidades e movimentos engajados em ações concretas de construção de outro MUNDO (melhor). O Fórum busca ser um espaço aberto de encontro-plural, dicersificado, não governamental e não partidário, que estimula, de forma descentralizada, o debate, a reflexão, a formulação de propostas, o campartilhamento de experiências e articulação entre organizações e movimentos engajados desde o nível local ao internacional, pela construção de um MUNDO mais solidário, democrático e justo.
_
Minha Participação no FSM 2009 como representante de uma ONG e cidadã do mundo, foi única e maravilhosa, pois vivenciei com milhares de pessoas, a conferência das mais variadas lutas em favor da dignidade humana, em busca de caminhos para um outro MUNDO MELHOR e possível.
_
Valeu Muito!


_

_

_
Dulce Firmento
Educadora Voluntária

GAM - Grupo de Adolescentes Multiplicadores
_