terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Boas Festas!!!


Saudações Povo!
_
O natal chegou, o fim de ano, as festas, as férias... E no GAM a certeza de ter feito um bom ano, mas um bom ano por quê?
_
2008 foi um ano diferente para a instituição. Novas parcerias, novos projetos, realização de encontros então sonhados e finalmente concretizados, novos velhos problemas, mudança de sede, premiações, permanência dos bons e fiéis voluntários e colaboradores e a entrada de novos.
_
2008 foi mesmo massa, só alegria, tudo de bom, mara! Infelizmente não totalmente.
Nenhum ano será igual a 2008 e nem seria mesmo, mas o GAM sentirá grandes saudades de uma pessoa muito especial, Márcia Guedes, voluntária, educadora e umas das fundadoras do GAM.
_
"Márcia continuaremos a fazer aquilo que sonhamos e construimos juntos, e pode ter a certeza que você estará sempre com a gente".
_
Nesse rápido, e as vezes longo, 2008, gostaria de destacar algumas coisas que particurlamente foram muito significativas para mim, coisas das quais fiquei emocionado, coisas das quais preciso compartilhar.
_
Em Março um marco histórico, a realização do IV Encontro Municipal de Adolescentes, "Por uma geração sem aids". A primeira vez que a cidade de São José sedia um EMA de 03 dias, algo que eu sonhei, que meus amigos e amigas sonharam e que o GAM em parceria com outras entidades e órgãos conseguiu realizar.
_
Em Agosto um "frisson", a realização do IV EPA, isso mesmo, o IV Encontro Paulista de Adolescentes, "Diminuindo vulnerabilidades e fortalecendo a participação Juvenil na prevenção as DST/Aids" foi realizado pelo GAM na cidade de Santa Branca na chácara Santa Eufrásia. Destaque pela parceria feita entre as entidades GAM, REPROLATINA e o MAB - Movimento de Adolescentes do Brasil.
_
Falando ainda de IV EPA, destaque em especial para abertura do encontro com a peça teatral "Eu me revolto logo somos", criada pelo adolescente e vice-coordenador Filippo Almeida e encenada pelos jovens João Bosco, Luana Cristina, Juliana, Nidson, Patrícia Lima e pelo próprio autor. Uma peça incrível que agora faz parte do projeto ENTREATOS que é uma parceria com a ASHOKA Empreendedores Sociais.
_
Continuando a lista das coisas que mais significaram não posso deixar de fora a seleção do GAM para participar do IAM - Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, um programa para empreendedores sociais. A premiação em R$ 2.000,00 e os conhecimentos adquiridos serão de extrema importância para instituição e tudo isso só foi possível graças ao esforço de algumas pessoas, Filippo, Daniela, Dulce, Rosa, Francisco (neguinho), Paulinho e Diego.
_
01 de Dezembro, Dia mundial de luta contra aids é de praxe um dia de muito trabalho, ouso em dizer que é o dia mais importante para o GAM juntamente com o dia do aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e esse ano não foi diferente, a equipe GAM realizou a ação do dia mundial de luta contra aids no auditório do CEDEMP com o tema "Os desafios da Rede de Prevenção e Proteção à Criança e ao Adolescente na prevenção às DST/aids", modéstia a parte, quem foi gostou!
_
Não deixaria de citar a parceria do GAM e da escola estadual Deputado Benedito Matarazzo, que durante 06 meses desenvolveram o projeto, que projeto? É! Aquele projeto com um cunho de castigo, mas que terminou com o cunho educativo e transformador que teve como lema "Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender", as dez gurias Jéssica Eller, Jéssica Barbosa, Jéssica Letícia, Mariana, Cristina, Bruna, Estela, Lilia, Laisse e Evelyn ou se preferir, Kinha, Pernalonga, Zica, Bozo, Donatella, Cássia Eller, Flor de Liz e cia, nem sabiam que estavam usando a frase de Alexandre Herculano, escritor, historiador, jornalista e poeta português, mas assim como ele no dia 08 de dezembro se tornaram referência para mais ou menos 130 alunos da escola, enquanto realizavam o workshop de prevenção as dst/aids, gravidez na adolescência, uso de drogas e diálogo familiar. Parabéns ao grupo criado por elas, as AF'S - Adolescentes Formadoras de Soluções.
_
Pra finalizar é necessário parabenizar Luana Cristina pela perspicácia em achar uma nova sede que atende as nossas necessidades e também parabenizar a todos que colaboraram para realização do coquetel de inauguração que serviu para fortalecer os laços entre o GAM e os colaboradores.
_
Isso é um pouco do que eu quero compartilhar com vocês, desejo também um feliz natal e se beber não dirija e se for adolescente não beba e nem dirija.
_
Abraços,
__
Diego Miranda
Coordenador Geral
__