quarta-feira, 17 de março de 2010

Dia Internacional das Mulheres

No ano de 1910 durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca ficou decidido que o 08 de Março passaria a ser O Dia Internacional da Mulher em homenagem as Mulheres que morreram na fábrica em 1857 por reivindicarem seus direitos trabalhistas, mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU - Organização das Nações Unidas.

O GAM em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids de São José dos Campos, Koinonia e S.O.S Mulher montaram um stand em frente ao COI - Centro de Operações Integradas para abordar Mulheres e homens que passavam pelo local. O intuito do trabalho era disponibilizar materiais educativos sobre prevenção das DST/Aids, disponibilização de preservativos e também promover uma reflexão sobre a lei Maria da penha e a violência contra a Mulher.


O stand funcionou das 08:00 as 16:30 e abordou um total de 2.340 cidadãos, é importante ressaltar que as Mulheres participaram de forma bem intensa, afinal o trabalho realizado era especialmente para elas, mas vale frisar também que os homens marcaram forte presença e esse fato é muito importante, pois a luta das Mulheres por melhores condições é também uma luta dos homens.

As ações em homenagem as mulheres continuou a noite na UNIVAP campus Castejón (centro), a mesa redonda sobre o Dia Internacional da Mulher aconteceu com a participação de 04 mulheres, que trouxeram a experiência da sua prática profissional para os alunos/as do curso de Serviço Social. O GAM em parceria com a coordenação do curso de Serviço Social organizou o evento com o intenção de promover a reflexão dos alunos e alunas sobre a luta das Mulheres, os futuros e as futuras profissionais do serviço social tem o papel fundamental na contribuição da transformação social. É dever da categoria promover o empoderamento das Mulheres, independente da sua classe social, etnia e religião.

Os temas abordados foram:

*A violência contra a Mulher;

*A Mulher e a desigualdade no mercado de trabalho;

*As vulnerabilidades das Mulheres frente à infecção as DST/HIV/AIDS;

*A luta das mulheres na ocupação dos espaços públicos de políticas publica e movimentos sociais.

Aproveito o espaço para agradecer a Dra. Fátima Ribeiro, a Assistente Social Ester Leite, a Psicóloga Edilamar Prince e a Professora e Vereadora Ana Paula da cidade de Caçapava. Os conteúdos compartilhados por elas são de grande valia na formação técnica do Assistente Social. Agradeço também os leitores e leitoras do blog, semana que vem a gente volta trazendo informações do trabalho que o GAM está fazendo na escola Pedro Mascarenhas com os alunos do ensino médio.

Abraços a todos e todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário