quinta-feira, 1 de abril de 2010

Big Brother Brasil x Eleições 2010

O Brasil é um país movido por paixões, acredito que todos os países assim são, mas hoje irei tratar somente dessa nação da qual nasci e habito.

Há 10 anos acompanhamos direta e indiretamente o circo dos horrores humano chamado Big Brother Brasil e há 21 anos acompanhamos a redemocratização do Brasil, podendo assim eleger nossos representantes políticos, a grande reflexão que faço é que a participação popular é muito mais efetiva na escolha de quem fica, quem sai, quem ganha e quem perde no reality show do que nas eleições que definem o futuro do nosso país.

A final do BBB 10 contou com 154,9 milhões de votos para escolher o seu vencedor contra 95,9 milhões de votos (não nulos e não brancos) para escolher na última eleição de 2010 o presidente da república. Se você não se assusta eu pelo menos me assusto, mas apesar disso tudo eu ainda tenho esperanças (o Brasil tem cerca de 130 milhões de eleitores segundo o TSE).

O Brasileiro em geral é mais incentivado (manipulado) a participar mais ativamente dos realitys shows do que da sua própria vida, é claro que quanto mais alienada for a massa melhor vai ser para a classe dominante, e se você acha que é classe dominante porque é considerado classe média alta ou "rico" está enganado, na verdade muito enganado. Quando digo classe dominante realmente falo daqueles que detém o poder sobre o capital e o poder sobre a supra-estrura (campo onde é feito as normas, leis, moral que regem uma sociedade segundo Marx).

Minha esperança pode ser concretizada quando todos tiverem de fato acesso a uma educação digna, o caminho dá mudança é somente pela educação, não acredito que as pessoas que assistem o BBB são sem cultura, o maior erro é dizer que um individuo é sem cultura, pois cultura é algo que emerge no nível individual e no coletivo através de orientações vindas da sociedade, sendo assim todos possuem cultura nem que seja a sua própria cultura.

O que eu quero mesmo para essas eleições 2010 é que o povo a transforme em um grande BBB (claro que com algumas ressalvas), quero todo mundo acompanhando seja por internet, seja por jornal, seja por materiais de campanha, seja pelo horário político de manhã, a tarde e a noite as ideias, intenções e ações dos candidatos. Quero também que o povo reprove as ações que não acham certas, quero que o povo vote para entrar aqueles que tem boas propostas e que estão comprometidos e consequentemente evitarão que os descompromissados entrem e prejudiquem o nosso país, quero que antes, durante e depois das eleições os eleitores repudiem ações de má fé pedindo a saída desses que descumprem suas funções eliminando-os da casa (congresso, câmara, palácios, etc).

Muito mais do que criticar esse programa quero pegar o que tem de bom (a participação popular) e trazer para o nosso dia-a-dia, que bom seria se todo mundo vibrasse, chorasse, acompanhasse mesmo as eleições.

*Eu sei que o voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 60 anos, e facultativo para quem tem de 16 até 18 anos e para quem tem acima de 60, sei também que as pessoas podem votar várias vezes e por vários meios no BBB, mas pelo menos pra mim, a comoção popular que esse programa produz é gigantesca, que bom seria se nas eleições também não fosse assim! Crianças, adolescentes, adultos, idosos todos discutindo o futuro do país.

*Por Diego Rodrigues de Miranda